Não são apenas antivírus, você sabe. Apresentação do Kaspersky Security for Business.

Já faz um pouco mais de um ano que a versão anterior do nosso produto corporativo (Endpoint Security 8) foi lançado e agora apresentamos um novo (e muito melhor). Ontem, como é tradição em Nova York, tivemos o lançamento global do Kaspersky Endpoint Security for Business (KESB), um conveniente kit de software no qual todos os tipos de novidades se juntam – desde algumas novas funcionalidades até um novo nome e uma nova linha de produtos.

Kaspersky Security For Business

Kaspersky Endpoint Security For Business

Este post oferece a vocês uma ideia de todas essas novidades lançadas no KESB. Mas, primeiro, para dar uma base geral e tornar todos esses pontos mais fáceis de entender (assim espero), vou apresentar um breve histórico do que aconteceu no passado e que nos trouxe ao ponto alto deste dia: KESB.

Então. No início, havia o antivírus. É difícil de imaginar agora, mas existiu a idade da pedra AV, quando o antivírus vinha como um arquivo simples e independente, que fazia a verificação tanto da memória como do disco rígido em busca de produtos mal-intencionados. Com o tempo, naturalmente, os AVs adotaram tecnologias de proteção cada vez mais avançadas, e acabaram se tornando uma ferramenta “antitudo” de várias facetas e com muitos recursos puramente cosméticos. Isso fez com que o “antivírus moderno” fosse capaz não apenas de detectar e matar vírus, mas também de proteger contra ataques de hackers, spams, conteúdo adulto e todos os tipos de más-intenções disponíveis na net.

Com essa funcionalidade aumentada, essa questão de como ele deveria ser controlado tornou-se mais e mais relevante e importante, o que era lógico. Mesmo em uma pequena organização, todas as questões de TI eram geralmente tratadas com exclusividade por administradores de sistema, que, além da segurança, também tinham que cuidar de toneladas de outros problemas. Consequentemente, consoles de administração especiais apareceram e, através deles, o cara do computador e/ou segurança podia instalar, configurar, atualizar e fazer várias outras coisas com antivírus e afins – tudo centralizadamente.

Então, há alguns anos dois eventos importantes aconteceram ao mesmo tempo: primeiro, a revolução móvel, que aumentou imensamente as dores de cabeça envolvidas na proteção de todos os dispositivos digitais usados para fins de trabalho; e segundo, a crise econômica mundial, que forçou as empresas (especialmente as de pequeno e médio porte) a cortar custos – incluindo os de TI e segurança. Assim, sistemas de TI extremamente complexos (= inimigo número 1 da segurança), que cresceram organicamente de forma ad hoc, além das dificuldades financeiras mundiais, enfrentaram uma clara necessidade de integrar seu setor de antivírus com outros campos, como segurança e afins.

É claro que, do ponto de vista geral, é muito mais conveniente, simples e barato ter um único produto cobrindo todos os ângulos, ou pelo menos um único console de controle, em vez de uma mistura de consoles e produtos de segurança.

Muito foi falado sobre a unicidade por um longo tempo, mas sem nenhum resultado aparente.

Alguns fornecedores tentaram resolver o problema comprando outras empresas (com a consequente falha da integração de tecnologia e negócio). Além disso, a ideia não foi pra frente. Aí entrou o KESB. Não se trata apenas de mais uma versão atualizada “melhor, mais rápida, aperfeiçoada”; é conceitualmente um novo produto corporativo – único no seu nível de integração e gerenciabilidade.

Kaspersky Endpoint Security for Business

Além da nossa competência e dos recursos antimalware fundamentais encontrados em encarnações anteriores do produto, no KESB agora temos o seguinte:

  • Gerenciamento de dispositivo móvel (folha de dados) – para monitorar, gerenciar e proteger dispositivos móveis, incluindo configuração remota, políticas de segurança, controle de aplicativos e até mesmo a habilidade de criar loja privada de aplicativos da empresa com aplicativos móveis autorizados;
  • Proteção criptográfica (folha de dados) – para arquivos, pastas e discos (tanto local como removível) – totalmente transparente para o usuário;

Kaspersky Endpoint Security for Business

  • Gerenciamento de sistemas (folha de dados) – vários itens úteis para o gerenciamento geral de uma rede corporativa, incluindo a instalação e configuração de OS remoto, inventário e gerenciamento de licença de hardware/software, verificação de vulnerabilidade, gerenciamento de correção e NAC;
  • Controle de aplicativos aperfeiçoado, compatível com Negação padrão (folha de dados). Aqui vários novos recursos foram adicionados, incluindo resolução proativa de conflito de aplicativos, suporte para novas categorias de aplicativos, categorização de múltiplos vetores e serviço de catálogo de permissões, que possibilita aos administradores obter informações sobre aplicativos diretamente do nosso banco de dados de KSN baseado na nuvem e
  • Prevenção de exploração automática – já testado e experimentado, bastante elogiado entre nossos produtos domésticos. Não custa mencionar que a AEP foi a tecnologia que bloqueou o ataque através da vulnerabilidade usada na operação Outubro Vermelho antes que a operação fosse descoberta. Legal.

E tem mais, fizemos tudo isso por conta própria – com os nossos próprios talentos e trabalho duro – sem usar recursos de fora, com todas as suas incompatibilidades e problemas relacionados. E, naturalmente, temos muito orgulho disso! Mas talvez o mais importante – tudo isso funciona no Windows 8 e é gerenciado centralmente no Centro de Segurança – assim não há mistura de produtos e dezenas de consoles incompatíveis! Perfeito.

Você já deve ter entendido o recado: o que temos aqui é um produto realmente forte e, em alguns pontos, com inovações do setor. Agora, como qualquer pioneiro sabe, ser o primeiro pode ser um pouco assustador; mas, por outro lado, o feedback dos testadores tem sido bastante positivo, reduzindo muito esse temor inicial.

De fato, todas as tecnologias listadas são tão eminentemente excelentes que vale a pena discuti-las em mais detalhes. E é exatamente isso que vamos fazer aqui, nestas páginas do blog. Vocês podem esperar posts específicos sobre cada uma delas logo!

Voltando ao presente… O que mais há de novo no KESB? Nada menos que uma nova linha de produtos!

Isso merece um pouco mais de discussão aqui:

Desde o início dos anos 2000, surgiu de alguma maneira a ideia de que somos quem define as tendências do setor em marketing de produto, mais especificamente na criação de novos conceitos para linhas de produto. Fomos os primeiros a introduzir categorias como “antivírus”, “anti-hacker” e “anti-spam” e combiná-los em um único produto. Na mesma época, também personalizamos produtos corporativos, possibilitando aos clientes escolher o número exato de licenças de acordo com as suas necessidades específicas.

Se me lembro bem, a nossa linha de produtos anterior durou bons seis anos. Também era única: permitia ajustar a nossa visão para diferentes mercados, com uma variedade tecnológica de alto nível, ajustando produtos de acordo com os requisitos específicos dos diferentes segmentos, e era convenientemente atualizável no caso de crescimento dos negócios do cliente. Não oferecemos aplicativos separados, mas proteção geral abrangente de redes corporativas em diferentes níveis (estações de trabalho, e-mails e gateways da web, servidor de arquivo, etc.) e com o tempo aumentamos as habilidades tecnológicas.

Ainda assim, não importa que essa linha anterior de produtos fosse tão boa, não podíamos só desfrutar da glória – não é o que fazemos na KL! Não, nós melhoramos ainda mais – e vamos em direção a uma nova linha de produtos corporativos… e…. surpresa! – aqui está ela. Até o momento, eis o que temos: quatro versões de produtos, cada uma apresentando a seguinte funcionalidade:

Kaspersky Endpoint Security for Business

Em mais detalhes, parece-se com isto:

Kaspersky Endpoint Security for Business

É claro que colocar os requisitos de todos os diferentes tipos e tamanhos de clientes em um único produto seria ignorante, tolo, um insulto… até mesmo suicida; portanto, mantivemos a flexibilidade tradicional da linha de produtos. Para cada versão é possível adquirir módulos adicionais (MDM, Gerenciamento de Sistemas e soluções de segurança específicas) e tecnologias.

Para obter mais informações sobre o nosso novo produto corporativo, acesse aqui ou assista a este vídeo e volte em breve para conhecer mais detalhes sobre as tecnologias listadas.

No comments yet... Be the first to leave a reply!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: