Nova Zelândia: desafiando Kamchatka. Introdução.

No final do ano passado, um grupo de seres com ideias semelhantes – onde eu me incluo – decidiu repentinamente largar tudo – bem, quase tudo – e estudar cuidadosamente o país que se chama Nova Zelândia. Mas por quê? E quem são esses seres com ideias semelhantes? Essas perguntas, e muitas outras, serão respondidas aqui, agora…

New Zealand

Por que?

Primeiro: é claro que todos sabem um pouco sobre a Nova Zelândia (NZ) – viram o seu belo interior em um filme ou os All Blacks fazendo a sua dança Maori e a localizaram na parte de baixo dos seus globos ou no canto inferior esquerdo dos seus mapas-múndi. E recentemente também temos a variedade de hobbits e elfos fazendo publicidade desse mesmo país. Mas ainda assim – isso não é tudo que os kiwis têm a mostrar. Não. Então decidimos ir até lá – e ver por nós mesmos. Ver os imensos campos abertos e paisagens incríveis ao vivo. Não vamos nos esquecer de que muitos dos que estiveram lá disseram que é o lugar mais incomum, pitoresco e impressionante do planeta…: intrigante! E isso é apenas o começo…

Segundo: tenho um interesse pessoal pelo local – e está relacionado à “alegação” de ser o lugar mais bonito do planeta; isso é por que, para mim – como muitos de vocês sabem – o lugar exclusivamente mais bonito do mundo é Kamchatka – pelos seus ursos, vulcanismo e natureza deslumbrante em geral. Faz muito tempo que imagino se pode haver um lugar tão bom quanto a Península de Kamchatka ou – duvido – melhor. Então o que vai ser? PK ou NZ? As pessoas que conheço que experimentaram ambos não foram capazes de dar respostas adequadas e convincentes. Então isso nos deixou com apenas uma opção: voar meio mundo e olhar por nós mesmos…

Então… NZ. E daí? Primeira pergunta: por que raios se chama Nova Zelândia? Naturalmente, recorri à Internet. O primeiro europeu a “descobrir” a NZ foi um holandês chamado Abel Tasman em 1642 (isso – como em Tasmânia, Mar da Tasmânia e, é claro, o Diabo da Tasmânia!) e ele deu o nome de “Nieuw Zeeland”, que significa “Nova Terra no Mar”.

O que mais conseguimos achar na net…

Um pouco de geografia: a NZ está situada entre os graus 35 e 37 de latitude e 165 e 180 de longitude, que é o oposto de Marrocos, Portugal e um pedaço da Espanha no globo. Porém, apesar das latitudes amenas em geral, a NZ é cercada por oceanos frios, significando que temperaturas bem quentes podem cair rapidamente. Quando estávamos lá, as temperaturas variavam entre 10 e 33 graus centígrados.

O que mais falam na Internet? Olhem só:

  • População: um pouco mais de 4 milhões; similar ao tamanho da Irlanda, Noruega ou Croácia;
  • Área territorial: algo entre Grã-Bretanha e Polônia;
  • Economia: em torno do 65º lugar do mundo, entre a Eslováquia e Cuba;
  • PIB per capita: 47º no mundo – no nível das Bahamas e de Bahrain, e cerca do dobro da Rússia!

Para mais fatos e números – procure na Wikipedia e afins.

Quem?

Image

Éramos 15 no total. Não vou listá-los aqui um a um – só vou mencioná-los quando e conforme forem aparecendo nos próximos capítulos do blog de diário de viagem da NZ.

E essa é uma boa oportunidade para agradecer os incríveis fotógrafos entre nós: A.D., M.K., D.Z. e A.Sh. Muito obrigado! E preciso avisar que, se alguma foto for notavelmente de baixa qualidade, é porque foi eu que tirei🙂

O que aconteceu?

Bem, agora peguem um pouco de pipoca e se acomodem… e tudo será revelado muito em breve neste blog.

Com 2 pacotes de mais de 30 horas de voos e conexões, mais de 6.000 quilômetros viajados em estradas da NZ e 17 dias neste país, nós realmente temos muito a contar…

Para começar, vou dar um gostinho das melhores partes:

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

New Zealand

O restante das fotos está aqui.

Isso foi apenas uma amostra – uma entrada para aguçar o seu apetite. Fique conosco para o prato principal…!

No comments yet... Be the first to leave a reply!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: